FIQUE COM AS VACINAS EM DIA!

Existem também algumas ZOONOSES (doenças que os animais transmitem para o ser humano e vice-versa) que são evitadas com a vacinação , entre elas: LEPTOSPIROSE, RAIVA E GIARDIA

A LEPSTOSPIROSE é uma doença transmitida pela urina do rato e causa icterícia (pele fica amarela) , destruição hepática , muitas dores , debilidade, diarreia, desidratação , pode ser letal e é uma zoonose. Seu cão precisa estar vacinado para não transmitir para a família e pessoas que convivam com ele.

A RAIVA é uma zoonose gravíssima e letal. Com o advento das campanhas vacinais esta controlada no Estado de São Paulo mas não esta erradicada. Foram observados casos recentes em Campinas e Araçatuba. Previnir é sempre melhor por se tratar de uma patologia letal .

A GIARDIA provoca vômitos e diarreia e muitas vezes o cão fica com infecções recidivantes, além de que , crianças pequenas são mais propensas a pegar pelo hábito de colocar a mão na boca. Provoca dores abdominais, cólica, diarreia e vomito em seres humanos.

A vacinação ainda não é 100% eficaz mas ajuda muito a evitar .

Além dessas doenças que são ZOONOSES  as vacinas evitam doenças letais e/ou muito graves em seus cães e gatos.

Os gatos também precisam ser vacinados contra doenças respiratórias como a RINOTRAQUEÍTE, CALICIVIROSE e CLAMIDIOSE.

Essas doenças respiratórias causam alguns sintomas no animal semelhantes a gripe humana como coriza e secreções, espirros, letargia e dificuldade respiratória. Se não tratadas, essas viroses respiratórias podem evoluir para uma pneumonia. O melhor método de prevenção é através da vacinação, pois além de proteger o animal da doença, a vacina evita que os outros animais se contaminem com o vírus, que é altamente contagioso. Outra doença que pode ser evitada com a vacinação é PANLEUCOPENIA FELINA, que causa diarreias, vômitos e febre no animal.

© 2016 - CLÍNICA VETERINÁRIA ÁGUA FRIA